Muito útil a relação alfabética de slogans disponibilizada no blog Mundo das Marcas.
Vejamos como se refere ao slogan: “Slogans geralmente refletem o conceito de uma marca, mas muitas vezes deixam marcas em um conceito. Os slogans cumprem importante papel para a fixação da imagem da marca. Originariamente a palavra slogan vem do gaélico, língua falada pelo povo celta, e significava “grito de guerra”. Muitos se tornam ícones de uma marca. Grandes slogans são feitos por grandes publicitários, mas nem sempre para grandes marcas.”
Oportunamente, pretendemos utilizá-la neste semestre, na disciplina Análise em publicidade e propaganda (COM 342), na Faculdade de Comunicação da UFBA, como um manancial para aplicação de conteúdos.
A emergência de sentidos múltiplos, a repetição, o contexto verbal e a imagem, o choque dos contrários, o fazer e desfazer das palavras, a sua lógica natural, foram alguns dos aspectos originalmente estudados por Blanche Noelle Gruning (Les mots de la publicitè- L’architecture du slogan, 1990), circunscritos à publicidade francesa. Sua obra foi parcialmente resgatada por Alexandra Guedes Pinto, em Publicidade: um discurso de sedução, publicada pela Porto Editora, 1997.
Contudo, um interessante enfoque aponta para as relações e semelhanças entre o slogan e o provérbio, jogo com as rimas, as simetrias silábicas ou lexicais, já fundamentalmente estudadas pelo conhecido linguista francês Dominique Maingueneau, em Análise de textos de comunicação, 2001.
Uma boa semana a todos.
Anna,
O blog ficou ótimo. Vou recomendar aos meus alunos de PP da UCSAL.
Bjs
Regina
By: Regina gomes on fevereiro 11, 2008
at 12:50 pm
muito interessante a origem da palavra “slogan”…
By: carrozzo on fevereiro 11, 2008
at 10:29 pm